Apoio:

Organização:

14 a 16 de agosto de 2019

Montes Claros - MG

PALESTRAS

Segurança alimentar: Contribuição do engenheiro de alimentos na fabricação de bebidas e de alimentos orgânicos seguros

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Santa Cruz (BA). Exerce a função de Auditor Fiscal Federal Agropecuário no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2002 e atualmente atua no escritório do MAPA, na cidade de Montes Claros – MG.

FÁBIO DA CRUZ
MAPA

Da tomada de consciência à mudança: um caminho a percorrer

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2000), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação também pela UFMG, com período sanduíche na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Ciências Agrárias, atuando principalmente em processos de ensino-aprendizagem para o trabalho, inovação e transferência de tecnologia, ergonomia e desenvolvimento local.

GIOVANI FONSECA
ICA/UFMG

Utilização de frutas tropicais na formulação de produtos com potencial funcional

Engenheira Química pela Universidade Federal da Bahia (1986), mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1999). É pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência em Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Processamento de Frutas.

VIRGÍNIA DA MATTA
EMBRAPA

Aproveitamento de resíduos: cascas e sementes para alimentação humana

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2003), pela Universidade Federal de Goiás (UFG), especialização em Tecnologia e Qualidade de Alimentos Vegetais (2005) e Processamento e Controle de Qualidade em Leite, Carne e Ovos (2008), mestrado (2006) e doutorado (2009) em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é professora adjunto IV da UFG, onde atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos.

CLARISSA DAMIANI
UFG

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Ciência e Tecnologia de Alimentos, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde atua na área de Engenharia de Processos e Purificação de Biocompostos, com ênfase no desenvolvimento de adsorventes monolíticos.

Isolamento de proteína do soro

RAFAEL FONTAN
UESB

Sustentabilidade Ambiental

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, MG (1996), e Pós-Graduação em Qualidade e Produtividade na Ceciliano Fundação Abel de Almeida pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), e Mestrado em Produção Vegetal na área de Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - Campus dos Goytacazes- RJ (2005). Atualmente é Gerente de Fábrica da Nestlè (Moça and Nescafé Dolce Gusto) na cidade de Montes Claros – MG.

SILVANA DIAS
NESTLÉ

Tecnologia de leite de fontes alternativas

Possui graduação em Zootecnia (2003), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências dos Alimentos, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em processos e qualidade na produção primária de carne e leite e desenvolvimento e caracterização de produtos empregando matérias-primas de origem animal.

CLEUBE BOARI
UFVJM

Remoção de corantes de efluentes industriais utilizando resíduo agrícola como biossorvente

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Em 2010, concluiu o mestrado também em Engenharia de Alimentos. Doutorando em Química Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, onde atua principalmente nos seguintes temas: propriedades termofísicas dos alimentos, extração e caracterização de amido, boas práticas de fabricação e outros.

WMEKSON SANTOS
IFAL

Sustentabilidade na Indústria Sucroalcooleira

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2007), pós graduação em Produção Vegetal no Semi Árido pela Universidade Estadual de Montes Claros (2010) e mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase na tecnologia de bebidas.

EDILSON VIANA
IFNMG

MINICURSOS

A evolução da massa ácida em produtos de panificação

Bacharel em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas (2007), Mestre (2009) e Doutor em Tecnologia de Alimentos (2014) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Adjunto A, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência nos seguintes temas: Cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, extrusão, proteínas vegetais, análogo de carne, amidos nativos e modificados, macarrão instantâneo, panificação e produtos gluten-free.

MÁRCIO SCHMIELE
UFVJM

Aproveitamento integral de alimentos

Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Ibituruna (2014). Especialista em Nutrição Clínica pelo Centro Educacional São Camilo (2015).  Mestre em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). É docente do Ensino Superior nas Faculdades de Saúde Ibituruna e nas Faculdades Unidas do Norte de Minas. Suas pesquisas e trabalhos são desenvolvidos nas áreas de nutrição clínica e social e tecnologia de alimentos.

PAULA SOARES
FASI-FUNORTE

Aproveitamento sustentável de frutos do Cerrado – Extração de óleo de buriti (Mauritia flexuosa)

Engenheiro de Alimentos pela UFMG (2017), é também Técnico Agroindustrial formado pelo IFNMG - Campus Salinas (2007). É responsável técnico pela Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Sertão LTDA. Possui experiência internacional através da implantação de fábricas de processamento de produtos vegetais em Honduras. É fundador da empresa QUALIFIK -TECNOLOGIA DE ALIMENTOS, especializada em implantação e desenvolvimento tecnológico de processos industriais.

JOSÉ FÁBIO
GRANDE SERTÃO
TATIANE TOKAIRIN
UFMG

Desenvolvimento de produtos com frutos do Cerrado

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Estadual de Londrina, participante do programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Acreditados (MARCA), na Universidad Nacional de Cuyo em Mendoza, Argentina. Mestra em Ciências pelo programa de Fitotecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP. Doutora em Ciências programa de Fitotecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP. Atualmente é pós-doutoranda na área de Produção Vegetal - Fruticultura do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Tem experiência nas áreas de fruticultura e conservação pós-colheita de frutas e hortaliças. Atuando principalmente com frutas nativas, qualidade, fisiologia pós-colheita, ponto de colheita, armazenamento refrigerado e perfil de compostos voláteis de frutos.

Luana Vieira
Unicamp

Tecnologia de cacau e  chocolate

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2008), mestrado e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela mesma universidade (2012 e 2016) e doutorado sanduíche pela Universidade de Ghent - Bélgica (2015). Atua nos principais temas em Ciência e Tecnologia de Alimentos: Projetos de pesquisa na área de frutas tropicais, bebidas fermentadas, produtos açucarados e óleos e gorduras; desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias; análise sensorial; controle de qualidade; determinação e análise do comportamento de cristalização da manteiga de cacau. Participação em projeto temático FAPESP sobre comportamento de cristalização e polimorfismo em gorduras com ênfase em manteiga de cacau e óleo de palma. Aprofundamento teórico e prático em cacau, chocolate, manteiga de cacau, mel e cerveja.

MARALI DIAS
UFLA

Embalagens e meio ambiente

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2008), mestrado, doutorado e Pós-Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2012). É professora da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, caracterização, aplicação e estudos de migração de embalagens biodegradáveis ativas para alimentos e nanocompósitos.

Estatística experimental aplicada à Engenharia de Alimentos

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, mestrado sanduíche em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade Federal de Lavras e Doutorado em Fitotecnia na Universidade Federal de Viçosa. É professor Adjunto de Estatística e Experimentação Agrícola da Universidade Federal de Minas Gerais - Instituto de Ciências Agrárias (UFMG-ICA).

ALCINEI AZEVEDO
UFMG

Extração de compostos bioativos com fluido supercrítico

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutor pela Unicamp. Atualmente é Professor na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Atua com extração de compostos bioativos utilizando fluidos pressurizados, fracionamento, padronização e purificação de extratos vegetais, engenharia econômica aplicada ao processamento de produtos naturais e produção de nano e micropartículas empregando fluidos supercríticos.

MOYSÉS MORAES
UFSCAR

Introdução ao controle estatístico de processo

Graduado em Estatística (2008), possui mestrado em Engenharia de Produção com enfoque em Produção e Logística (2011), e doutorado em Estatística (2015) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professor da Universidade Federal de Ouro Preto. Possui experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Confiabilidade, agrega experiência de mercado em Estatística Industrial e domina conhecimentos sólidos em Probabilidade e Estatística Aplicadas.

RIVERT OLIVEIRA
UFOP

Processamento de balas

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014). Mestre em Tecnologia de Alimentos (2017) e doutorando em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em desenvolvimento de novos produtos e Tecnologia de Produtos Açucarados, atuando principalmente nos temas: confeitos funcionais, balas, produtos drageados e recheios industriais para chocolate.

MATHEUS AVELAR
UNICAMP

Tecnologia de produção de vinho

Possui graduação em Engenharia de Alimentos (2008), Mestrado (2011) e Doutorado (2015) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professora do Departamento de Engenharia de Alimentos, da Universidade Federal do Espírito Santo, campus Alegre, onde atua na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em Tecnologia das Fermentações, Processamento de Frutas e Hortaliças e tratamento de resíduos.

JUSSARA MOREIRA
UFES

Utilização de subprodutos do leite

Técnico em Leite e Derivados. Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (2007) pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Viçosa e pós-doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor adjunto na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua em pesquisas nas áreas de microbiologia de alimentos, biotecnologia aplicada, controle qualidade e diversas outras.

HUMBERTO HUNGARO
UFJF

Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente.

(Sivaldo Filho)

Número de visitantes